Não existia. Mas porque o amaram chegou a ser.
Rainer Maria Rilke.



Minha Família, Minha bênção!!

CONHEÇA UM POUCO MAIS CLIQUE AQUI

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Conhecendo o mundo!!!

"A PELE LIMITE ENTRE EU E O MUNDO" (TONUCCI. 2003) Desde quando meu pequeno nasceu já sabia que não tinha mais controle sobre ele. Sabia que a partir daquele momento seria para ele uma constante descoberta do mundo. Aqueles pequenos olhinhos brilhantes começaram a ver muitas coisas para ir em busca....

É a construção da personalidade, busca de conhecimento de mundo.... Gosto dessa imagem do Tonucci sobre a pele. revela o quanto há para explorar e quantas possibilidades. Nós pais queremos o melhor para nossos pequenos, porém as vezes os limitamos... com cercadinhos, com andadores.... com brinquedos eletrônicos e estes pequenos nos surpreendem abrindo gavetas, se escondendo nos panos das cortinas, gritando para nos chamar, tentando colocar os dedos em pequenos orificios, e até mesmo assobrando uma flauta.... sim meu pequeno de 10 meses, assobrou uma flauta vendo a prima fazer isso.

Somos mediadores para nossos pequenos nessa descoberta de mundo... nessa curiosidade, nessa exploração e descoberta.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Natal.... de quem??

"Então é natal.....

Sim, esse natal será muito especial porque é o primeiro do meu pequeno príncipe!!!

Porém, é Natal, aniversário de uma pessoa que deu sua vida por mim e por ele: Nascimento de JESUS!!!

Viva, o menino luz nasceu, e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eterniade e Prícnipe da Paz!!!

Jesus também foi um pequeno bebê!!!!

E este ano, além de me presentear com o nascimento do Lipe, outros bebês lindos vieram ao mundo pra alegria das mamães em fevereiro e temos um vínculo muito legal pela internet....

segue os amigos virtuais que NASCERAM EM FEVEREIRO DE 2008!!!!

VIVA O NATAL..... VIVA JESUS.... VIVA A VIDA!!!!

VIDA DE BEBÊ!!!


segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Confraternizações de fim de ano!!!








Essa "VIDA DE BEBÊ" está bem corrida, bem social e com muitas festas.... O primeiro "dezembro" mês de intensivão de festas do meu pequeno está uma delícia!!!
Ele se diverte vivendo novas experiências com brinquedos dos amigos!!!
Ah.... detalhe sempre com a professora que ele tanto estima... estou ficando com ciúmes já!!!


segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

10 MESES QUE ESTOU APAIXONADA!!!







ESSE "BIBI" É O QUE ELE MAIS GOSTA!

Sim é um bebê "coala" ele gosta de ficar agarradinho no nosso ombro.... daí que é chamego pra todo lado.
Sim, ele é muiiiiiiito bonzinho, gosta de brincar no chão, dorme no berço e já está pegando mamadeira. É claro que já sabe fazer dengo, manha e "birrinha"..... rsrsrs....
MINHA BÊNÇÃO COMPLETOU 10 MESES!!!!
OBRIGADA DEUS!!!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Festa encerramento na creche!!!

PRIMEIRAS PROFESSORAS!!!!










Na quarta feira na crecha foi a festa de encerramento das atividades do berçário. Foi um momento muito gostoso em que as professoras oportunizaram com as mães um momento de atividade que fazem com os bebês segundo o projeto desenvolvido neste ano "Bebê em movimento". O Lipe ganhou um bandeiro que ele amou... fica batendo e batucando pra lá e pra cá!
Como este momento é lindo!!!!


Meu pequeno faz duas semanas que não está querendo comer.... já não sei o que faço.... ele não gosta e não quer comer!!!!!! estou um pouco apreensiva com isso!!!

Pegamos o resultado da cintilografia dele e pelo visto há uma pequena alteração no rim, porém não estamos no antecipando porque vamos ainda levar ao urologista para avaliar! espero que esteja tudo bem!!!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

1º Acampamento







Fomos para um acmpamento de nossa igreja, além das picadas básicas dos pernilongos (mesmo passando muito repelente) houve muita diversão e colo!!!


Nosso pequeno está engatinhando muito, começou pra valer no dia 04 de novembro que lindo filho!!!


segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Brincadeiras: de 8 a 9 meses

Engatinhar: nesta idade o bebê começa a engatinhar, você poderá ficar no chão com o bebê estimulando que ele engatinhe. Se esconda atrás de uma montanha de almofadas, o bebê sentirá vontade de escalar as almofadas.
Não deixe o bebê sozinho, pois ele pode perder o equilíbrio e se machucar.
Esconder: brinque de esconder, coloque uma toalha em cima da sua cabeça e pergunte: "cadê a mamãe?”, deixe que o bebê descubra a sua cabeça, pode dizer: “achou!”.
Você também pode se esconder atrás da porta, surpreendendo o bebê com delicadeza. Os bebês também gostam de brincar de esconder objetos.
Água: os bebês costumam gostar de brincadeiras com água, encha uma bacia com água (se estiver frio, pode ser água morna) e brinque de encher e esvaziar copinhos. Auxilia na coordenação motora. Esta brincadeira também é interessante na hora do banho.
Quando o bebê for brincar perto da água, segure-o firmemente.
Sons: é interessante o bebê ter alguns brinquedos de instrumentos musicais indicados para a idade, piano e xilofone. O bebê se sente estimulado a criar novos sons.
Auxilia a desenvolver a capacidade auditiva.
Não se preocupe se a coordenação do bebê ainda não é suficiente para tocar os instrumentos.
Utensílios domésticos: os bebês adoram brincar com utensílios de cozinha seguros.
Deixe ele brincar com objetos que não são perigosos.

Lembre-se: ao entregar brinquedos ao seu bebê, tenha certeza que o mesmo é indicado para a faixa de idade em que se encontra o bebê e que possui o selo Imetro. Cuidado com objetos que possuem: cordas, cordões, pontas, produtos químicos / tóxicos e peças pequenas (fáceis de engolir). Os bebês colocam objetos na boca, escolha brinquedos que cumpram padrões de segurança, garantindo que nenhuma peça pequena se solte.
Dra. Camila PaulozziPsicóloga

domingo, 26 de outubro de 2008

8 de Fevereiro...uma data especial!

Revendo algumas fotos, cheguei as fotos de minha formatura que aconteceu no ano passado. Observando à data da minha formatura vi que foi justamente no dia 8 de fevereiro de 2007. Não lembrava mais desse fato. Acontece que um ano exatamente, no dia 8 de fevereiro de 2008 tive uma outra celebração o nascimento do meu pequenininho!!!
Coincidência? Não.... dádiva de Deus pra minha vida!!!
Eu creio que 8 de fevreiro trata-se de datas especiais na minha vida....
O ano que vem, creio que terei outra celebração....
Que bênção saber que dia após dia Deus está comigo e ainda que reserva um dia para ser somente meu!!!!!

sábado, 18 de outubro de 2008

Atente aos pequenos detalhes...


Meu Lipe está com seus 8 meses.... e seus 8 dentinhos!! Todos se espantam quando notam como sua pequena boquinha é cheinha de dentes!
Ele não teve febres, nem se estressou com o nascimento dos seus dentes, porém agora temos uma preocupação a mais já que escovo seus dentes (utilizo a "dedeira" sem pasta de dente) pelo menos duas vezes ao dia. Uma porque foi recomendado pela dentista e outra porque ele toma antibiótico contínuo o que pode prejudicar seus dentes. Quando percebi seus dentinhos já estavam apontados, foi bem de repente.
Sou muito atenta aos pequenos detalhes no crescimento do Lipe, sei que passa depressa demais, sei que as coisas acontecem também quand menos esperamos....
Observo ele dormindo... observo seu jeito no banho e comendo....
Na alimentação por exemplo, o Lipe derruba alguns alimentos da boca, isso porque ele já mastiga, ele traz os alimentos para frente e mastiga com os dentinhos, é lindo.... Ele só abre a boquinha quando termina e quando não está afim ele sinaliza com não balançando a cabeça.
Se um alimento cai no suporte do cadeirão, lá vai ele com o movimento de pinça com dois dedinhos e tenta pegar o alimento....
Não perca esses preciosos momentos, sou diariamente apaixonada pelo meu pequeno!!!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Quem inventou o brinquedo?


BRINCA DE ESCONDER –– ENXERGA COLORIDO – BATE – LEVANTA – SEGURA COM UMA MÃO – TROCA DE MÃO

Dia 12 de outubro, foi o primeiro dia das crianças do meu pequeno. O shopping como sempre estava lotado, adultos e crianças numa correria frenética para comprar brinquedos. Além dos brinquedos para nossos filhos, tem sobrinhos, afilhados... Correria, tumulto e muita opção que o mercado oferece... é claro... bem vindo pequeno-grandes consumidores.
O Lipe ganhou ótimos brinquedos educativos, amei todos os brinquedos que ele ganhou porque estimula e ajuda no seu crescimento!!! Tentei dar um brinquedo educativo para minha sobrinha de dois anos e meio.
Porém, sabe qual é a verdade? O Lipe gosta mesmo de brincar com controles remotos, copinhos, canecas, colheres, etc. Não que ele despreze os brinquedos, os objetos domésticos são de um atrativo muito grande para ele.
Um psicólogo chamado Vygotsky que estudou o desenvolvimento da criança dizia que o ser humano é um ser social, ou seja, ele aprende junto com outros humanos a ser uma pessoa sociável. Sendo assim a criança não nasce sabendo brincar, ela aprende na sociedade... Dessa maneira os objetos que damos aos nossos bebês tornam-se motivo de brincadeira ou brinquedo conforme a circunstâncias e momentos de prazer que proporcionamos a eles.
O prazer, a alegria e o contentamento das crianças não estão especificamente no brinquedo, mas como utilizamos este brinquedo... Daí todo objeto vira brinquedo, vira brincadeira!!!

sábado, 4 de outubro de 2008

Apego...

Ontem trocamos a cadeira de automóvel do Lipe porque já estava pequena demais para ele! Agora ele ficará de frente para nós....
Tenho um pouco de dificuldades para desapegar das coisas, assim foi com a pequena banheira que usamos até o 3º mês do Lipe.... Eu achei super prática não queria trocar, mas era necessário ou os pés do meu pequeno ia começar a ficar do lado de fora.... rsrsrs....
O fato é que eu não me apego aos objetos, mas sim aos valores que eles representam para mim, seu significado.
no entanto, mesmo com tal dificuldade eu substituo porque sei que as lembranças ficarão na minha memória e em meu coração.
O tempo passa depressa demais, antes meu bebê era uma sementinha, agora já sabe se comunicar e expressar o que quer!!!
Assim caminha a vida, quero marcar na vida de meu filho coisas boas, agradáveis e ensinar valores que o mundo não ensina.
Quero que meu filho aprenda que SER é muito mais importante do que TER!!!!
Oro a Deus todos os dias, para que Ele dê ao Lipe, alegria pela vida, amor e saúde!!!!
Quero que meu filho siga a Jesus.... e que tenha uma vida dedicada ao Senhor....

sábado, 20 de setembro de 2008

Quando Vai Engatinhar?


Um ano parece tão pouco tempo se compararmos a uma vida toda, porém o primeiro ano do meu bebê é muito diante de tantos aprendizados e novidades que ele tem pela frente.
E, eu, como mãe pronta a ajudá-lo nessa linda, dificultosa e prazerosa tarefa de "descobrimento do mundo" quero as vezes parar o tempo, pular etapas ou simplesmente "cortar o casulo" para a borboleta sair mais rápido, porém me esqueço que o rompimento do casulo que faz com que suas asas ganhem forças....
Diante das aflições cotidianas, será que ele come o suficiente
Será que pode pegar mamadeira?
Será que vai demorar para sentar?
Agora estou na etapa:
Quando ele vai engatinhar?
"Para conseguir engatinhar, o bebê precisa antes:
 aprender a sustentar a cabeça;
 levar a mão à boca,unir as mãos e as pernas na frente do corpo;
 expandir os movimentos, em vez de deixar braços e pernas sempre dobrados como fazem os recém-nascidos;
 erguer a cabeça e tentar se apoiar nos antebraços quando você o coloca de bruços;
 arrastar-se na cama ou no trocador ao ficar com a barriga para baixo,movimentando as pernas como se estivesse nadando;
 virar-se sozinho, girar em círculos e sentar-se sem apoio.
O sapeca já fica de bruços, rola de um lado para o outro, já escorrega. Mas o que ele gosta mesmo é de ficar sentado, faz com graça... a visão de mundo é melhor sentado do que de bruços, porém se o deixo sentado a etapa de sair do lugar e se locomover fica mais demorada.... Ele não sabe disso....(risos)
Minha tarefa ainda é incetivá-lo a ficar de bruços e caminhar ou melhor rastejar para o engatinhar. Sei que cada bebê tem seu tempo, e meu Lipe completou seus 7 meses a pouco. Porém estou atenta ao dia do acontecimento e me preparando para as travessuras vindouras a este fato!!
"Continua...."

sábado, 13 de setembro de 2008

Febre, Infecção de urina e Refluxo


Cuidar de uma pequena vida requer muito trabalho, bem sei disso. Há 7 meses venho vivenciado essa experiência maravilhosa que é a maternagem...
O universo das mães são cercados de dúvidas e receios quanto a saúde, sono, alimentação e bem estar do nossos bebês.
No entanto algumas situações são peculiares....
Logo aos 20 dias de nascido o Felipe começou a apresentar uma febrinha persistente. Isso me deixou apavorada porque ele era muito bebezinho ainda e febre é manifestação de algo ruim.... Encontramos uma médica que disse se tratar de laringite e foi medicado com paracetamol. A febre continuou nos dias seguintes o que nos fez procurar um outro hospital. a pediatra então pediu exames de sangue e urina, onde descobrimos uma infecção urinária e a notícia da internação do meu pequeno.
Do estado de apavorada, passei para angustiada.
Foram dois dias que ficamos no hospital, tive uma recaída, meu peito empedrou e até febre eu tive.
As investigações por conta da infecção de urina começaram e desde de então os antibióticos começaram.
Após realizar inúmeros exames de urina, ultrassonografia e raio x por contraste, houve a descoberta: Felipe tem um refluxo urinário.
Hoje após 7 meses já nos "acostumamos" com exames contínuos de urina para verificar infecções o qual graças a Deus não teve mais nenhuma, e também a ida ao urologista para acompanhar o tratamento que é por enquanto uma dose diária de antibiótico, além de uma série de exames que vamos iniciar para verificar rins e bexigas. Louvo a Deus pelo fato de termos uma medicina avançada para fazer o tratamento.
Nossa vida é "normal", o Felipe não tem restrições alguma, é um bebê saudável e forte.
Porém sempre estamos atentos a indício de febre, na dúvida de se tratar de infecção de urina ou coisas cotidianas como refriados.
O que mais me tranquiliza foi que descobrimos cedo e que tudo cooperou para descobrirmos logo, afinal o Felipe não chegou a ter febre alta, pelo contrário sua temperatura chegou no máximo 38°. Não hesitamos e levamos ao hospital e insistimos, por isso mamães fiquem atentas as febres. Se o seu bebê apresentar febre não vá medicando, tente controlar primeiro com banho e compressas. Lembre-se que temperatura abaixo de 38° ainda não é considerado febre, sim estado febril.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

7 Meses...

O tempo tem passado muito rápido...
Estamos sem internet em casa o que é uma pena, pois queria manter nosso blog atualizado.
Meu pequeno fez 7 meses ontem...
Está lindo, sentando, batendo palminha e aprendeu utilizar sua primeira mensagem simbólica: "não"
Mexe a cabecinha para lá e para cá.... principalmente na hora do jantar quando vê a colher com comida já faz com a cabeça "não"
Está muito bonzinho, mama melhor, porém ainda não ganha tanto peso: 7.400.
O nariz sempre fica escorrendo e ele está com uma tosse persistente devido ao tempo seco que está por aqui!!!

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

ALIMENTAÇÃO E AMAMENTAÇÃO...

*Essa cadeirinha comprei depois que vi no blog da mamãe Gi, do pequeno Lucca. Gi amei, muito obrigada.


Sempre tive muitas dúvidas em relação a introdução dos alimentos e quantidade de mamadas do meu filhote. Isso porque na minha cabeça ficou aquela idéia que meu bebê só estaria sustentado se tivesse mamado. Porém ele já começou a comer frutas e papinha salgada de manhã e a tarde.
A creche tem me ajudado em relação a isso porque até o 6º mês eu ia amamentá-lo em dois horários no período da manhã na creche. Agora, após o 6º mês estou indo apenas em um horário, enquanto isso ele come fruta e depois almoça.
Percebi que ele tem aceitado melhor o peito também e mamado menos, agora mama 4 vezes ao dia e não acorda a noite.
Aos poucos é normal diminuir a quantidade de mamadas ao dia....
Meu bebê está crescendo....


Na hora de dar a papinha ao bebê
No começo pode ser cansativo, sim. E não tem problema achar isso. Mas, com bom humor e paciência, essa nova etapa pode ser muito prazerosa para vocês dois


Isso é tudo o que você precisa ter na hora de alimentar seu filho. A pressa só atrapalha. Respeite o tempo dele. O melhor a fazer é assumir que a operação toda pode demorar e tirar aquela hora para fazer apenas isso. Bom humor também é fundamental, para rir das cuspidas e das carinhas de "não" que os bebês rapidamente aprendem a fazer. Ele está aprendendo a comer e esse momento deve ser cheio de prazer e diversão para vocês dois.

Quando a criança não quer, não insista. Nessas horas é muito comum ir direto para a sobremesa, só para ver o filho comendo alguma coisa. Nada de ansiedade. Muitas vezes, 15 minutos é o que ela precisa para aceitar o almoço numa boa. Tente durante um tempo antes de desistir. Lembre-se também que o truque que deu certo hoje pode não dar certo amanhã. Vai ter dias emque ela realmente comerá pouco. Com o tempo e a convivência, você entenderá melhor o ritmo dela e sua forma de se alimentar.

A hora de apresentar a papinha para o bebê depende de alguns fatores: o crescimento dele até aqui, a disponibilidade da mãe para amamentar se ela voltar ao trabalho, o estilo do pediatra. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é iniciar as papinhas no sétimo mês. Mas tudo bem se isso acontecer antes, desde que seja feito com o aval do médico e de uma maneira legal e divertida para todos os envolvidos. Só não dá para deixar o tempo passar e atrasar essa etapa. A demora pode ser prejudicial ao desenvolvimento da musculatura da fala e à aceitação dos alimentos.

O bebê começará a comer papinhas, mas não é para esquecer da amamentação, que pode se estender até os 2 anos. O que muda é a quantidade de leite. Geralmente, as mamadas são reduzidas gradativamente a três vezes por dia. Sempre que possível, evite dar o leite logo após as refeições, porque o cálcio presente nele diminui a absorção do ferro dos alimentos. O ideal é esperar duas horas. Cuidado também para o bebê não mamar muito e acabar sem apetite.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

6 Meses! Parabéns meu gatinho...

Fico as vezes com meus olhos fechados me lembrando daquela noite em que não dormi sentindo dores e tentando resistir para ir ao hospital só próximo da hora. Fico me lembrando dos detalhes de ir buscar as malas, tomar banho, me arrumando e ajeitando tudo....
Depois fico me lembrando no hospital, as falas da enfermeiras, do meu médico..
E jamais vou me esquecer quando eu o vi pela primeira vez: Aquele rostinho amassadinho, branquinho, cheio de pelinhos, tentando colocar os dedinhos na boca, vejo nitidamente seu rostinho se aproximando do meu e eu lhe dando o primeiro beijo e aconchego!
O tempo passou, foram cólicas, preocupações com a amamentação, primeira febre, internação, infecção de urina, refluxo urinário, antibióticos diário, primeiro dentinho, primeira papa, fruta,sucos, primeiro dia na creche, primeiro dia das mães, noite inteira de sono, tosses....
6 meses de descoberta, amor, paciência e doação!!!!
Eu não consigo me imaginar sem você e é por isso que eu agradeço a Deus por sua vida todos os dias e todas as noites!!!
Foi Deus quem me deu você!!!
Filho eu te amo!!!




quinta-feira, 7 de agosto de 2008

sábado, 2 de agosto de 2008

Estréia da Papa Salgada!!!





Estivemos alguns dias fora da internet: devido a correria e depois porque tivemos problemas com o computador.... Muitas novidades.

O meu garoto está cada vez mais esperto, não pára mais um minuto, dorme menos e quer conversar, atenção e rola pra lá, rola pra cá....

Começou a papa salgada e graças a Deus está comendo!!! Está até jantando já!!!
Gosta muiiiiito de líquidos!!!

Por incrível que pareça o 4º dele já está rompendo..... antes de completar 6 meses ele já estará com 4 dentes.....

Ele está fazendo uma bagunça na banheira que nem sei como farei mais, pois esta fica no quarto.... está uma festa só.....rsrsrs.....

terça-feira, 29 de julho de 2008

Na correria...

Estamos sem computador, por isso o blog está desatualizado!!!
Mas o Felipe está ótimo, apenas tossindo bastante...
O dente incisivo central superior direito rompeu e ele está muito engraçadinho...
Ele já está comendo frutas e papa salgada, depois eu posto melhor estás notícias!!!!
Meu príncipe está lindo!!!!

terça-feira, 8 de julho de 2008

5º Mês!


Minha pequena bênção completou hoje 5 meses!!
Estou muito feliz com meu pequeno. Está espertíssimo, crescendo, brincando.
Gosta de fazer "caminhãozinho", babar bastante.... gosta de cantar, e emitir sons. suas mãos são uma delícia, vive com elas na boca. Já tem dois dentinhos, come papinha de fruta, mama no peito.
Fica de bruço e já sabe virar sozino. Segura os pés com as mãoes e rola.... ele é lindo. Um presente de Deus para minha vida.
Filho te amo!!!

A frutinha ele gosta!!!

Estamos muito contente com o crescimento do Lipe! Está bem na creche, gosta de estar naquele ambiente, tem uma rotina mais ou menos organizada e está comendo frutinhas! como ele gosta!!!
Come até uma banana inteira... mamão, gosta misturado com a banana, puro ele não gostou muito não. Pêra, maçã, abacate e até manga batida com um pouquinho de água no liquidificador ele comeu e gostou!!!!
O suco ele tem tomado 50 ml na chuquinha, ainda está aprendendo, mas fiquei contente.
Segunda-feira, ele vai inciar com 3 legumes na peneira na creche.... depois eu posto como foi!!!
EM ESPECIAL A FOTO DA COZINHEIRA CRECHE QUE FAZ CADA PAPA GOSTOSA!!! E VITAMINAS TAMBÉM!! DONA MARILENA!!




EU AMO CADA VEZ MAIS!!

Brincadeiras: 4 A 5 MESES

O bebê já consegue perceber a distância que tem de um brinquedo, objeto ou pessoa, começa a se esforçar para pegar o que pretende. Gostam de pegar os pés, levando-os até a boca.

Deixe vários brinquedos ao alcance do bebê, pode posicioná-los em cima de um endredon.
Rolar:
nesta fase, o bebê já consegue rolar no chão. Crie brincadeiras que o permita rolar, com segurança.
Música:
sente o bebê no seu colo e movimente as pernas e braços no ritmo de uma música (com suavidade).
Cante para o seu bebê, na hora de dormir e na hora do banho.
Surpresa:
os bebês gostam de brinquedos de surpresa, bonecos que saltam ou emitem sons quando são apertados. Permita que o bebê interaja, fazendo com que o brinquedo apareça.
Bicho de borracha:
dê para o bebê bichinhos macios que emitem sons ao serem apertados.
Chocalhos:
os bebês adoram o som do chocalho.
Instrumentos:
ofereça pandeiro (seguro) de brinquedo. Os pandeiros emitem sons e costumam ser coloridos.

Lembre-se: ao entregar brinquedos ao seu bebê, tenha certeza que o mesmo é indicado para a faixa de idade em que se encontra o bebê e que possui o selo Imetro. Cuidado com objetos que possuem: cordas, cordões, pontas, produtos químicos / tóxicos e peças pequenas (fáceis de engolir). Os bebês colocam objetos na boca, escolha brinquedos que cumpram padrões de segurança, garantindo que nenhuma peça pequena se solte.

Dra. Camila Paulozzi
Psicóloga

terça-feira, 17 de junho de 2008

JÁ ESTÁ NA CRECHE!!!

Muita correria, acontece que já voltei ao trabalho e até colocar as coisas em ordem por aqui!!!
Porém estamos todos bem, meu pequeno está cada vez mais lindo, crescendo e aprendendo!!
Já começou a comer frutinha e ele come de montão: meia pêra, meia banana, mamão, maçã, suco de melância, de banana... o de laranja pêra ele não gostou muito.... mas está uma graça!!!

Começou na creche e está muito bem, se adaptou super bem, com os horários, pessoas e com o lugar.... super bonzinho, graças a Deus!!!!

Está interagindo....

Advinha quanto te amo?

Fábula de Sam Mc BratneyEra hora de ir para a cama,
e o Coelhinho se agarrou firme
nas longas orelhas do Coelho Pai..
Ele queria ter certeza
de que o Coelho Pai estava ouvindo.

- Adivinha quanto eu te amo? - disse ele.
- Ah, acho que isso eu não consigo
adivinhar - respondeu o Coelho Pai.

- Tudo isso - disse o Coelhinho,
esticando seus bracinhos o máximo que podia.

Só que o Coelho Pai tinha os braços mais compridos.
E disse: - E eu te amo tudo isto!

Huuum, isso é um bocado, pensou o Coelhinho.
- Eu te amo toda a minha altura - disse o Coelhinho.
- E eu te amo toda minha altura - disse o Coelho Pai.

Puxa, isso é bem alto, pensou o Coelhinho.
Eu queria ter os braços compridos assim.
Então o Coelhinho teve uma boa idéia.
Ele se virou de ponta cabeça,
apoiando as patinhas na árvore.
- Eu te amo até as pontas dos dedos de meus pés!
- E eu te amo até as pontas dos dedos dos
teus pés - disse o Coelho Pai balançando o filho no ar.

- Eu te amo a altura de meu pulo!
- riu o Coelhinho saltando, para lá e para cá.
- E eu te amo a altura do meu pulo
- riu também o Coelho Pai e saltou tão alto
que suas orelhas tocaram os galhos das árvores.

- Eu te amo toda a estradinha daqui até o rio
- gritou o Coelhinho.
- Eu te amo até depois do rio até as colinas
- disse o Coelho Pai.

É uma bela distância, pensou o Coelhinho.
Ele estava sonolento demais para continuar pensando.
Então ele olhou para além das copas das árvores,
para a imensa escuridão da noite.
Nada podia ser maior do que o Céu.
- Eu te amo ATÉ A LUA!
- disse ele, e fechou os olhos.
- Puxa, isso é longe disse o Coelho Pai.
Longe mesmo!
O Coelho Pai deitou o Coelhinho
na sua caminha de folhas.
E então se inclinou
para lhe dar um beijo de Boa Noite.
Depois, deitou-se ao lado do filho
e sussurrou sorrindo:
- Eu te amo até a lua...IDA E VOLTA !

Saiba como usar o copinho na alimentação de bebês em Aleitamento Materno

O leite materno é o melhor alimento para o bebê, é completo, contém tudo que ele precisa para crescer com saúde e se defender de várias doenças como as diarréias, as infecções respiratórias como gripes e pneumonias, diminui o custo da família, já que é de graça e não requer material para ser preparado, sendo também muito prático para ser utilizado.

O aleitamento ao seio é importante para fortalecer o vínculo entre a mãe e o seu filho, despertando o sentimento de amor entre os dois. Com a amamentação o bebê se desenvolve intelectualmente e emocionalmente através do prazer e da convivência com a mãe.

Algumas situações podem aparecer dificultando este contato, a mãe que precisa se ausentar e não pode levar seu filho junto, por exemplo, quando tem que ser internada por problema de saúde, quando vai trabalhar fora ou estudar, enfim, situações que provocam um afastamento do bebê.

O uso de mamadeiras e chucas confundem o bebê porque a forma de sugar ao seio é completamente diferente da forma como se suga os bicos artificiais correndo-se grande risco de desmame, ou seja, do bebê recusar o seio, porém, muitas vezes podemos oferecer este alimento precioso através de utensílios que manterão o aleitamento materno.

Para situações em que a mãe vai se afastar podemos utilizar copinhos, tais como xícara de cafezinho, os de aguardente, enfim, qualquer copinho ou xícara que não tenham nenhuma saliência em seu rebordo e que possam ser lavados e fervidos.

* Para realizar tal tarefa recomendamos os seguintes passos:

1- Despertar o bebê, massagear os pés e a face. Não deixar que o bebê esteja agitado de fome ou outro desconforto, pois dificulta a manobra;

2- Acomodar o bebê na posição sentada ou semi-sentada em seu colo, sendo que a cabeça forme um ângulo de 90º com o pescoço;

3- Encostar a borda do copo no lábio inferior do bebê e deixar o leite materno tocar o lábio;

4- O bebê fará movimentos de lambida do leite seguidos de deglutição;

5- Não despejar o leite na boca do bebê.

O uso do copinho é um excelente método de alimentar o bebê com o leite materno, quando a mãe não pode oferecer o seu leite no próprio seio. Favorece o contato do bebê com o seu cuidador. Quando mãe e filho estiverem novamente juntos ele manterá o aleitamento ao seio.

O recomendado pela OMS/UNICEF, Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria é que o aleitamento seja exclusivo até o sexto mês e complementado até dois anos ou mais.



fonte: Sociedade Brasileira de pediatria

terça-feira, 10 de junho de 2008

4° Mês!!!! 2 Dentinhos!!!!


Dia 8 meu lindo completou 4 meses e hoje descobri que apontaram 2 dentinhos incisivos inferiores na sua boquinha! Meu pequenininho está crescendo!!!

Surgem os primeiros dentes
Por Yara Achôa

Geralmente eles nascem por volta dos 6 meses. “Mas não há motivo para preocupação se os dentes apontarem entre os 4 e os 8 meses, e até mesmo com 1 ano de idade”, explica a odontopediatra Tânia Lima Barbosa, de São Paulo. Segundo ela, o mais importante não são os períodos em que surgem, e sim a seqüência em que aparecem: incisivos centrais, incisivos laterais, primeiro molar, caninos e segundos molares.

Bebê irritado com a chegada dos dentinhos - A erupção dos primeiros dentinhos geralmente ocorre no período em que a criança já senta e aumenta seu espaço para brincar. Essa época é onde o bebê leva a mão e tudo o que pega à boca, principalmente para aliviar a coceira das gengivas. As impurezas são transportadas do ambiente para o organismo do bebê podendo ocasionar estados febris, vômitos e diarréias, sintomas sempre relacionados com o aparecimento dos primeiros dentinhos.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Pra Sempre Em Meu Coração

Cristina Mel
Composição: Indisponível

Eu queria o tempo parar
De novo lhe fazer ninar
Crescer e mudar, não dá pra evitar
É o caminho que Deus lhe traçou
Brinquedos, gibis, violão
Espalhados por todo lugar
Um dia a poeira eu irei tirar
No silêncio de não te encontrar
Vou guardá-lo em meu coração
As lembranças jamais mudarão
Pois quando partir e saudades sentir
Estará sempre em meu coração
Os dentinhos você vai trocar
E roupas maiores usar
O seu caminhar vai para longe o levar
Pois não posso impedir seu querer
Os dedinhos que agarram minha mão
Coisas grandes eu sei que farão
Você não é meu, é um presente de Deus
E o futuro está em suas mãos
Vou guardá-lo em meu coração
As lembranças jamais mudarão
Pois quando partir e saudades sentir
Estará sempre em meu coração
Pois quando partir e saudades sentir
Estará sempre em meu coração.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Vai chupar dedo??



Meu pequeno não pega chupeta, não é por falta de tentativa não. Mas por enquanto não pegou nenhuma, tentamos diversos tamanhos e bicos e nada!!! Fica com uma ânsia tadinho.... urgh!!!

Nem bico de mamadeira ele conseguia colocar na boca. Só o peito mesmo para dar aquela alegria e satisfação. Estes dias conseguimos achar um bico de mamdeira que ele aceitasse.

Mas a chupeta nada.... porém a mãozinha sempre foi um atrativo gostoso pra ele e agora já consegue colocar o polegar certinho na boca. Será que vai pegar a mania de chupar o dedinho???

Cada bebê é de um jeito, não são previsíveis assim como os adultos imaginam... Casa com bebê, cada dia é um!!!!!

De Umbigo a Umbiguinho


Toquinho
Composição: Toquinho e Elifas Andreato


Muito antes de nascer

Na barriga da mamãe já pulsava sem querer

O meu pequenino coração,

Que é sempre o primeiro a ser formado

Nesta linda confusão.Muito antes de nascer

Na barriga da mamãe já comia pra viver

Cheese salada, bala ou bacalhau.

Vinha tudo pronto e mastigado

No cordão umbilical.

Tanto carinho, quanta atenção.

Colo quentinho, ah! Que tempo bom!

De umbigo a umbiguinho um elo sem fim

Num cordãozinho da mamãe pra mim.

Muito antes de nascer

Na barriga da mamãe começava a conviver

Com as mais estranhas sensações:

Vontade de comer de madrugada

Marmelada ou camarões.

Muito antes de nascer

Na barriga da mamãe me virava pra escolher

A mais confortável posição.

São nove meses sem se fazer nada,

Entre água e escuridão.T

anto carinho, quanta atenção.

Colo quentinho, ah! Que tempo bom!

De umbigo a umbiguinho um elo sem fim

Num cordãozinho da mamãe pra mim.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

DEUS CURA

O meu querido foi fruto de um sonho meu e milagre de Deus. Depois de um ano de tentativas, Deus me concedeu uma gravidez muito abençoada, linda e muito tranquila!!!


Ele nasceu....

Trouxe muitas alegrias a nossa família, aliás transformou nossas vidas. Uma pequena vida foi capaz de transformar uma família. Logo com vinte dias descobrimos que ficou com infecção de urina, ficou internado, tomou antibiótico na veia, depois tomou mais três antibióticos em casa. repetimos exames e sempre acusava a infecção.
Novamente entregamos a vida de nosso pequeno nas mãos do nosso Pai. Ele nos deu, só Ele pode curá-lo. E assim foi feito, durante um seminário da Casa de Davi em nossa igreja, entregamos essa situação a Deus.
deus cuida de nós, cuida de meu pequeno!!!
Assim foi feito!!!! Ontem levei o Lipe pra fazer outro exame de urina e hoje o resultado..... não tem nada!!!!
Louvado seja a Deus!!!
Filho, mamãe te ama demais..... mas Deus é quem cuida de você!!!

terça-feira, 6 de maio de 2008

Brincadeiras: Para crianças de 3 a 4 meses de idade



Nesta fase a grande necessidade ainda é a mãe. Os pais divertem seus bebês.

O bebê melhora a capacidade de controlar as mãos, segura objetos, sente o seu rostinho e leva objetos para a boca.

Música:

Sente o bebê no seu colo e movimente-o ao ritmo de uma música (com suavidade). Cante para o seu bebê, na hora de dormir e na hora do banho.

Fantoches:

Os bebês costumam gostar de fantoches, movimente os fantoches para que o bebê possa acompanhá-los - cante uma canção ou conte uma historinha. O bebê tentará pegar os fantoches, exercitando o corpo.
Bola:

O bebê gosta de observar a bola em movimento. Role a bola em direção ao bebê.
Textura:

Ofereça ao bebê brinquedos que possuem texturas diferentes. Coloque um acolchoado no chão e permita que o bebê brinque e conheça as diferenças. Não deixe o bebê sozinho no acolchoado.
Chocalhos:

Os bebês adoram o som do chocalho.

Lembre-se: ao entregar brinquedos ao seu bebê, tenha certeza que o mesmo é indicado para a faixa de idade em que se encontra o bebê e que possui o selo Imetro. Cuidado com objetos que possuem: cordas, cordões, pontas, produtos químicos / tóxicos e peças pequenas (fáceis de engolir). Os bebês colocam objetos na boca, escolha brinquedos que cumpram padrões de segurança, garantindo que nenhuma peça pequena se solte.
Dra. Camila PaulozziPsicóloga

*******************************************************

Por volta do terceiro mês o bebê desenvolveu habilidades que antes não realizava como:
Levar as duas mãos à boca, sem atingir o nariz, olhos....rsrsrs...
Observa o ambiente e consegue seguir com os olhos e cabeça os movimentos do adulto, como seguir com os olhos para onde a mãe vai!!!
Balbucia e "dialoga" com a mãe mantendo contato olho a olho.
Movimenta mãos, braçõs e pernas ao mesmo tempo.
Grita, esperneia e reivindica um colo!!!
Sorri socialmente quando falamos com eles... e tenta "responder"
Mantém as perninhas bem firmes querendo ficar em pé. Mantém o pescoço firme também.
gosta de diversos sons, que os adultos faz com a boca.... estralhar os dedos....
Bater palminhas com suas mãos também gostam.
Arregalam os olhos diante de barulhos inesperados ou meia luz.
Gosta de assistir o DVD "Palavra Cantada 10 anos"
Juliana Lacerda. Pedagoga e Mãe de um bebê de 3 meses.

ACONTECEU COMIGO.... SÓ PRA INFORMAR!!!


**bebê está com 3 meses***
Uma bolinha branca apareceu na gengiva do seu filho. Será o primeiro dentinho?

O calendário indica que não. Ainda faltam três meses para o sorriso do bebê se formar.

O intruso, nesse caso, tem outro nome: nódulo de Bohn.

Essas pequenas estruturas, para o alívio dos pais e das mães, não são malignas e costumam desaparecer rapidamente.
Alguns recém-nascidos, no entanto, podem nascer com um dente. É mais raro e, por isso, vale marcar uma consulta com o odontopediatra para avaliar o que fazer. Uma radiografia, por exemplo, vai dar boas pistas de como lidar com esse apressadinho.

Enquanto os dentes não chegam, a higiene bucal não deve ser adiada. Depois de cada mamada, a mãe ou o pai devem limpar a gengiva do bebê. O procedimento é simples e, acredite, esse cuidado vai manter o seu filho longe das cáries.

FELIZ DIA DAS MÃES!!!


ESTE ANO O DIA DAS MÃES PARA MIM É MAIS DO QUE ESPECIAL!!! MEU PRIMEIRO DIA DAS MÃES COMO MAMÃE!!! ESTOU MUITO FELIZ!!!

PARABÉNS PARA NÓS!!!

Deixa ele ser quem é!!!

É a cara da mãe...
Não parece com o pai!!!
Nossa que cara brava..... como ele é sério!!!!
Somos indíviduos.... únicos... um!!!
Deixa ele ser só ele!!!
Eu amo do jeito que é!!!

domingo, 20 de abril de 2008

BRINQUE COM SEU BEBÊ



Através das brincadeiras podemos estimular e promover o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social da criança. É um meio de comunicação, relacionamento, raciocínio e imaginação. É considerada uma forma divertida e carinhosa de educar. Os pais devem participar, pois torna a atividade interessante, promove ainda mais o desenvolvimento da criança, proporciona afinidades e fortalece os laços afetivos.O ato de brincar favorece o aprendizado do seu corpo, do ambiente e das pessoas com as quais interage. É também um estímulo e exercício de seus sentidos e capacidades. Abrange diversas ações como observar, manusear, ouvir, cheirar, jogar, pisar, morder, falar, gritar, imitar...Além de um momento de expressão dos sentimentos da criança!Uma boa oportunidade de brincar é durante os cuidados rotineiros realizados pela mãe ou pelo cuidador. Aproveite para conversar, brincar, pegar no colo e cantar para se tornar uma atividade de estímulo e prazer.Qualquer objeto pode ser visto como brinquedo para as crianças. Devemos observar sempre se o brinquedo é seguro e adequado. Dê preferência aos laváveis, resistentes, leves, sem pontas, do tamanho suficiente para não ser engolido, de material atóxico e certificado pelo Inmetro. Respeite a classificação por faixa etária do brinquedo!
Conheça os melhores brinquedos e brincadeiras para cada fase do bebê:
1º e 2º mês: móbiles, bichinhos bem maleáveis (evite pelúcia), mordedores, chocalhos, bolas, fantoches, objetos sonoros, músicas tranqüilas, sorrir, cantar, imitar sons, conversar, chamar pelo nome e passear no carrinho. Os brinquedos devem ser coloridos e colocados à vista do bebê.
3º e 4º mês: além dos acima citados: puxar o bebê pelas mãos para sentar, imitar risadas e espirros, brincar na frente do espelho, diversificar ambientes, brinquedos flutuantes na hora do banho e objetos macios, laváveis e coloridos.
5º e 6º mês: além dos acima citados: tapetes próprios no chão para mover-se com segurança (rolar e arrastar), brinquedos desmontáveis, sentar com apoio, demonstrar e nomear objetos, fotos, alimentos e pessoas.
7º ao 9º mês: além dos acima citados: brincar de "esconde-esconde” e de esconder objetos, ajudá-lo a ficar em pé, repetir palavras simples (mamãe / papai), ensinar bater palma, cantar com gestos e instrumentos musicais (tambor e sinos).
10º ao 12º mês: além dos acima citados: livros com figuras, estimular ficar em pé e andar (com apoio), lápis grande para rabiscar, imitar sons de animais, mostrar expressões faciais, solicitar colaboração durante os cuidados rotineiros (banhos, troca de fraldas...) e brinquedos de encaixar e empilhar.
Adriana RussoEnfermeirae-mail: dri_bibi@hotmail.com

Brincadeiras: Para crianças com 1 mês de idade


O 1º mês:
Com o passar das semanas, o músculo do pescoço e da coluna adquirem mais força, sustentando melhor a cabeça.
Nesta fase a grande necessidade é a mãe. Os pais são a única diversão para o bebê.
Seguem abaixo algumas dicas de brincadeiras:
Mostrar a língua:

quando o bebê olhar para você, mostre a língua por 30 segundos, repita esta ação por várias vezes, o bebê vai responder mostrando a língua também. Muitas vezes, o bebê não repete na primeira vez, insista.
Rosto:

faça com que ele acompanhe os movimentos do seu rosto.
Contraste:

nesta fase, o bebê enxerga melhor os objetos que possuem contraste de luz e sombra. Ex.: rosto da mãe.Mostre para o bebê paisagens que possuam jogos de luz e sombra.
Toque:

segurando o corpo do bebê, agite os pezinhos do bebê na água do banho. Acaricie o seu bebê com carinho.
Móbiles:

alguns bebês só notam a presença do móbile um pouco mais tarde. Cuidado com móbiles que possuam cordas ou cordões.
Música:

coloque para tocar canções de ninar, o bebê vai apreciar a melodia e a repetição.Cante para o seu bebê.
Lembre-se: ao entregar brinquedos ao seu bebê, tenha certeza que o mesmo é indicado para a faixa de idade em que se encontra o bebê e que possui o selo Imetro.

Cuidado com objetos que possuem: cordas, cordões, pontas, produtos químicos / tóxicos e peças pequenas (fáceis de engolir). Os bebês colocam objetos na boca, escolha brinquedos que cumpram padrões de segurança, garantindo que nenhuma peça pequena se solte.
Dra. Camila PaulozziPsicóloga

Brincadeiras: Para crianças de 1 a 2 meses de idade


Nesta fase a grande necessidade ainda é a mãe. Os pais divertem seus bebês.

No bebê conforto:

Coloque o bebê sentadinho no bebê conforto (seguro) e chame-o em diferentes lados do cômodo em que vocês se encontram, vai estimular o bebê a visualizar todo o ambiente e afinar a coordenação entre a visão e a audição.

Música:

Coloque para tocar canções infantis e dance com o bebê no colo, os bebês gostam de balanço (delicados).Cante para o seu bebê.
Massagem:

Massageie cuidadosamente o rosto e o corpo do bebê. Não utilize produtos cosméticos.
Brinquedos de berço:

Alguns brinquedos tem a função de prender no berço, escolha modelos coloridos, com formatos diferenciados ou que emitem sonsAlterne a posição dos brinquedos, para que o bebê possa visualizar todos.
Móbiles:

Utilize móbiles coloridos, com formatos diferentes e sons. Cuidado com móbiles que possuem cordas ou cordões.
Chocalhos:

Os bebês adoram o som do chocalho. Nesta fase, o bebê ainda não consegue segurar sozinho.
Livros:

Sente o bebê no colo e mostre as figuras coloridas dos livros infantis.

Lembre-se: ao entregar brinquedos ao seu bebê, tenha certeza que o mesmo é indicado para a faixa de idade em que se encontra o bebê e que possui o selo Imetro. Cuidado com objetos que possuem: cordas, cordões, pontas, produtos químicos / tóxicos e peças pequenas (fáceis de engolir). Os bebês colocam objetos na boca, escolha brinquedos que cumpram padrões de segurança, garantindo que nenhuma peça pequena se solte.
Dra. Camila Paulozzi. Psicóloga

sábado, 19 de abril de 2008

EU RECOMENDO... PARA AS CRIANÇAS!!

http://www.palavracantada.com.br/
Cantigas de Roda Produzido por: Sandra Peres e Paulo Tatit Pais e filhos ouvem juntos essa seleção de canções tradicionais brasileiras. Os pais, porque lembram de sua própria infância e os filhos, para conhecerem as cantigas tradicionais ou folclóricas que representam a essência de nossa cultura musical. Contém, ao todo, 20 faixas, dentre elas: "Sapo Jururu", "A Canoa Virou", "Pombinha Branca", "Osquindô-lêlê", "O Cravo e a Rosa".

sexta-feira, 18 de abril de 2008

IBFAN BRASIL . Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar




IBFAN BRASIL . Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar




• Amamentação e Medicação Materna
Há poucos tipos de tratamento durante os quais a amamentação é absolutamente contra-indicada. Entretanto, há algumas drogas que uma mãe precisa tomar e que podem causar efeitos colaterais no bebê. Você precisa saber quais são estas drogas ou medicamentos.
VEJA NESTE SITE ABAIXO OS TIPOS DE MEDICAMENTOS QUE PODEM OU NÃO SER TOMADOS:

domingo, 13 de abril de 2008

Pilula e Amamentação!!




Pílulas normais NÃO podem ser utilizadas na amamentação.
Na amamentação NUNCA use medicamentos sem autorização do seu médico.
Durante este período não adianta usar tabelinha nem o método do muco e o coito interrompido é inseguro.
Durante a amamentação é mais difícil engravidar mas não totalmente impossível. Varia de mulher para mulher.
É normal durante todo o período da amamentação que a menstruação não venha.
A pílula sem estrogênio, pode ser usada na amamentação com índice de falha igual ao das pílulas combinadas.
Uma outra alternativa são as micro pílulas:
A micro pílula anticoncepcional é um método para se evitar uma gravidez indesejada durante a amamentação. As pílula sem estrogênio são mais eficientes. Seu médico ginecologista e o pediatra de seu filho podem recomendar este método caso você não queira usar uma camisinha.A micro-pílula funciona através da ingestão diária de uma pequena quantidade dos hormônios que vão agir no colo do útero impedindo a passagem dos espermatozóides. Já a pílula sem estrogênio, além de agir no colo do útero, suspende a ovulação.Estas pílulas devem ser tomadas diariamente, sem período de descanso, sem parar, até o final da amamentação, ou até o nenê mamar muito pouco ou a mãe voltar a trabalhar. Neste caso é necessário uma alternativa mais segura.Um outro método anticoncepcional muito bom durante a amamentação, principalmente se você não deseja mais filhos ou se deseja espaçar por mais ou menos dois anos é o DIU e o endoceptivo.Outro método que pode ser utilizado é a Injeção Anticoncepcional Trimestral.
Mas lembre-se, apenas seu médico poderá receitar medicamentos para você durante a amamentação.Informações sobre o anticoncepcionais que podem ser utilizados na amamentação só podem ser fornecidas pelo seumédico pessoal de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no Brasil, ANVISA.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Cólicas...

A cólica tipicamente se manifesta após a segunda semana de vida, desaparecendo espontaneamente até o quarto mês de vida.
O choro tem início súbito: a criança parece sentir dor, fica inconsolável e, após os episódios, elimina gases.
A irritabilidade e o choro ocorrem preferencialmente ao anoitecer.Várias medidas não medicamentosas são sugeridas na literatura. A maioria delas, no entanto, não é comprovada cientificamente, como: aumento do contato físico com a mãe (pele/pele); uso de chás; modificações na dieta; massagens; música e uso de chupeta.
Medidas medicamentosas não são recomendadas.Se o choro for acompanhado de diarréia, vômitos, pouco ganho de peso, recusa alimentar ou outro sinal/sintoma associado, e/ou persistir depois do quarto mês de vida, for muito intenso e/ou incontrolável, é aconselhável levá-lo ao pediatra.

AMO MUITO TUDO ISSO!!!


As primeiras semanas após o parto são cruciais para a amamentação bem-sucedida, pois é nesse período que a lactação se estabelece, além de ser um período de intenso aprendizado para a mãe e o bebê.A amamentação pode ser iniciada tão logo quanto possível, de preferência na primeira hora após o parto.
Mães e bebês precisam aprender a amamentar e ser amamentados, respectivamente. Nenhuma dupla mãe-bebê pode deixar a maternidade sem que pelo menos uma mamada seja observada pela equipe de saúde.O aleitamento sob livre demanda pode ser encorajado, pois faz parte do comportamento normal do recém-nascido mamar com freqüência, sem regularidade quanto aos horários.
A mamada ao seio não oferece apenas saciedade à fome e à sede, mas também oferece afeto, proteção e carinho – e para estes não há como estabelecer horários rígidos, principalmente nas primeiras semanas de vida.
Seja qual for a razão da inquietude ou incômodo do bebê, o contato de sua boca com o seio materno e de seu corpo com o corpo de sua mãe trazem-lhe conforto e segurança.
A introdução de líquidos (água e chás) pode ser evitada, pois há indícios de que o seu uso está associado ao desmame precoce. Em casos excepcionais, quando indicados, os mesmos podem ser oferecidos às colheradas ou com conta-gotas, respeitando o grau de desenvolvimento neuropsicomotor que a criança apresenta.

Domingos Palma(1), Cristina Pereira Gaglianone(2), José Augusto de Aguiar Carrazedo Taddei (3). 1- Professor Adjunto da Disciplina de Nutrologia, Departamento de Pediatria, UNIFESP/EPM-Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina, São Paulo, SP2- Professora Adjunto1 e Coordenadora do Curso de Nutrição do Departamento de Ciências da Saúde do Campus Baixada Santista da UNIFESP -Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP3- Livre Docente, Chefe da Disciplina de Nutrologia, Departamento de Pediatria, UNIFESP/EPM-Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina, São Paulo, SP

domingo, 23 de março de 2008

Artigos sobre amamentação: Pressões como superá-las?


por Rosimar Teykal (setembro/2005)
Rosimar, ou Rose, como nós a chamamos, é mãe de duas filhas e fundadora das Amigas do Peito. Coordena o Grupo da Tijuca, atende o Disque-Amamentação, representa as Amigas em eventos e congressos, além de fazer muitas coisas mais!

Há vários obstáculos em nossa relação diária com nossos bebês, e um dos mais graves são as pressões que recebemos de todos os lados: de nossos familiares, dos amigos e também dos profissionais de saúde.
Elas começam de maneira sutil: "o neném está chorando muito, e engordou muito pouco"; "acho que seu leite não deve estar sustentando-o"; ou ainda: "você é muito nova, nunca teve filho antes, por isso não entende como cuidar do bebê"; "está vendo como ele não quer pegar seu peito?"; e mais: "olhe, faça o seguinte: dê primeiro o peito, mas depois você complementa com a mamadeira, porque você não tem muito leite, não é?".
Depois vão se tornando de forma agressiva, tipo assim: "ai, meu Deus, você está matando essa criança de fome"; "você quer que seu filho fique subnutrido?"; "o leite materno só é importante nos primeiros 6 meses, depois disso, não tem mais utilidade nenhuma"; ou ainda: "criança que fica mamando toda vida, fica dependente".
Todas essas formas de pressão levam a mãe à angústia, ansiedade, à intranqüilidade, à insegurança, ao desespero, à culpa e, finalmente, a mãe se sente totalmente incompetente para por em prática seus desejos, seus sonhos, sua realização. E então surge um outro sentimento: a frustração.
E aí, quem paga essa conta? Claro que é a mãe e é o bebê! Sim, a mãe, porque deixa de vivenciar uma das experiências mais significativas e maravilhosas, própria da mulher; e o bebê, porque se vê privado de receber o melhor de sua mãe, que é o seu leite de vida, leite de amor, leite de confiança, leite de segurança, leite de carinho, de força e de coragem. Lembrem-se que o bebê não vem ao peito da mãe só por fome de alimento; ele sente fome de tudo isso acima exposto.
Por isso, amiga, é muito importante buscar conversar com quem viveu e já superou estas dificuldades, saber que não há regras e leis que regulem os bebês e as mamadas, que eles não chegam com manual de instrução para sabermos como funcionam, mas que teremos que descobrir passo a passo, juntos, sabendo que cada caso é um caso, que as individualidades já se mostram entre os bebês (uns gulosos, outros agitados, uns impacientes, outros calminhos....). É um desafio estimulante...
Lembrar de mil outras coisas favorece muito a amamentação, mas esquecer muitas interferências e palpites acho que ajuda muito mais. Nenhuma mulher é incapaz de cuidar de seu filho. Pode ser inexperiente, nervosa, atolada, organizadíssima, qualquer coisa, mesmo assim, ela vai dar um jeitinho e ser a mãe do seu bebê, que a ama, que a reconhece pelo cheiro, pelo tato, pela voz...
Resumindo, se a gente deixar fluir, não vai precisar reclamar que peito não é transparente para vermos quanto leite tem dentro; que a barriga do bebê não tem bóia nem ladrão para avisar quando está cheia (até porque o que faz o neném parar de mamar é a saciedade oral, não a quantidade ingerida); o leite vai sair tranqüilo, meio azulado, escorrendo pelo bico e pela boca.
E o mais importante de tudo é relaxar.... E amamentar relaxado.... é um barato!!
Bebês ao peito e ... boa mamada!

quinta-feira, 20 de março de 2008

Morto, mas só até domingo


Todos ao redor da mesa conversavam sobre as suas últimas palavras...
Ele estava dizendo para todos os seus amigos mais chegados que iria passar por uma experiência traumática mas necessária para que eles mesmos e milhares de outras pessoas, em todos os tempos, pudessem vencer a maior barreira conhecida pela humanidade: a morte. Parecia loucura ouvi-lo falar com tanta certeza e determinação sobre isso: "Vou ser morto, mas ficarei assim só até domingo!", dizia ele.
"Puxa como alguém poderia passar três dias morto e retornar?", pergunta o mais jovem do grupo. "Vocês não se lembram?", disse um dos que estava à direita da mesa. E complementou: "Lembram-se do que aconteceu na cidade de Betânia, perto da capital, com aquele homem chamado Lázaro? Ele já estava sepultado há alguns dias quando foi trazido de volta por ele!" "É mesmo, isso é verdade, eu estava lá!", acrescentou outro homem postado na extremidade esquerda da mesa.
O mais incrível é que isso realmente aconteceu. Jesus, o Mestre, que insistia em dizer que ficaria morto só até domingo e depois ressuscitaria, cumpriu o que prometeu. Os relatos bíblicos são tão claros, citam tantas testemunhas e apontam provas diretas desse fato. Até o historiador judeu, Flávio Josefo, o qual não tinha compromisso nenhum com os cristãos, considerado ‘a testemunha da história’, registrou esse fato histórico em um de seus livros.
O que desejo deixar para você é que a Páscoa conta uma história linda de coragem, altruísmo, força, determinação, esperança, fé, vitória e principalmente amor! Jesus disse: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas." (João 10:11) "Ninguém tira a minha vida de mim, pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e para reavê-la." (João 10:18)
A grande ênfase da Páscoa não pode ser somente a morte de Jesus e a sua ressurreição. Mas o motivo pelo qual ele fez isso! As pessoas gostam de se martirizarem exigindo que sentimentos de dó e remorso constituam o ambiente de seus corações nessa época da Páscoa. Privam-se de certas comidas e se abatem, mas só até o final de mais essa data do calendário religioso. Depois retornam às suas atividades normais sem guardarem efeitos objetivos daquele esforço. Sem mudança de vida!
Mas, na verdade, o sentimento que deve brotar de dentro de você nessa Páscoa é o de gratidão e de reconhecimento do amor demonstrado por Jesus, morrendo e ressuscitando, por mim e por você. Isso revela que somos muito importantes para Deus e alvos de seu amor grandioso. Você não deve se comprometer com sentimentos de dó e revolta, mas abrir o todo de sua vida, o trono, a posição de liderança, o centro dela para que possa viver a profunda experiência do amor de Jesus dentro de você, fazendo tudo novo de dentro para fora. É uma experiência acessível a qualquer pessoa, não importando credo, classe social, preferências, etc... Basta conversar com Deus agora mesmo e dedicar seu passado, presente e futuro à liderança do Senhor Jesus. Daí a Páscoa poderá trazer a tristeza de um sacrifício, mas a alegria da vitória que todo o que confia em Jesus pode ter à partir de agora!
"Disse Jesus: Eu vim para que tenham vida e vida completa!" (João 10:10b)
Um abraço e Feliz Páscoa!!!

Bebê Querido


Aline Barros

Composição: Alda Célia

É como um sonho que se realizou
Foi longa a espera, tempo que enfim passou
Os nossos corações parecem explodir de amor
Por ti querido Rendemos a Deus louvor
Bebê querido dádiva de Deus
Bebê querido presente gracioso
Nós te consagramos Ao Senhor que te formou
Pedaço do Céu que Deus nos entregou !

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

O DÚVIDA CRUEL!!!

Dúvidas.... dúvidas...dúvidas!!! Isso que rodeia minha mente o tempo todo sobre o recém nascido!!!
A amamentação então o tempo todo, desde o hospital, que por sinal , lá mesmo entrei em prantos quando o pequeno não mamava, daí vai meu marido e minha mãe me consolar.... rsrsrs.... agora com 20 dias ainda tenho muitas dúvidas!!! rsrsrs....
Será que devo acordá-lo para mamar? Será que está mamando o suficiente?? ai... ai... quantas dúvidas....
Para as mamães de 1ª viagem como eu segue orientação que recebi do site de amamentação..... Não tenho vergonha de pedir ajuda!!!! rsrsrs....
Oi Ju! Bebes novinhos assim dormem muito mesmo, mas daqui há alguns dia,s isso vai se modificando porque ele vai se habituando com o nosso ciclo dia/noite! Porém, essa historia de não acorda-lo, também pode ser um pouco perigoso,pois, bebes que dormem muito durante o dia principalmente,ultrapassando mais de 4 horas entre uma mamada e outra, podem entrar numa hipoglicemia que dá mais sono, a sucção fica mais debil e portanto, não retira muito leite, não engorda muito e pode ser um bebe que não seja chorão,entende? SE ele mama por 15 minutos um peito,a ponto de quase esvaziá-lo ou deixa-lo bem mais murcho do que o peito que não foi mamado e fica bem..dorme, faz bastante coco,xixi, então não há o que se preocupar!!!! Procure observar se ele está bem posturado no peito, para facilitar a pega da mama pois, isso ocorrendo, haverá um bom esvaziamento da mama, o que levará a uma saciamento da fome de seu filhote! Dar peito sempre uq eo bebe quiser e a mãe estiver disponivel nunca é demais!!!!!! Ele tem muito pouco tempo de vida pra ficar mal acostumado!!!! rsrs Grande abraço pra vocês! Segue um link do nosso site ,pra vc dar uma olhada sobre pega correta http://www.amigasdopeito.org.br/ama_conversando_detalhe.asp?cat=2&pgt=5 Claudia Imenes
É isso ai.... será???????
Apenas uma coisa não há dúvida..... eu amo meu pequenucho..... amo... amo!!!! rsrsrs..... coisas de mãe!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CRESCENDO

Guia Infantil>

QUER CONHECER MAIS?

já tivemos

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo