Não existia. Mas porque o amaram chegou a ser.
Rainer Maria Rilke.
Rainer Maria Rilke.
Minha Família, Minha bênção!!
CONHEÇA UM POUCO MAIS CLIQUE AQUI
domingo, 20 de abril de 2008
BRINQUE COM SEU BEBÊ
Através das brincadeiras podemos estimular e promover o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social da criança. É um meio de comunicação, relacionamento, raciocínio e imaginação. É considerada uma forma divertida e carinhosa de educar. Os pais devem participar, pois torna a atividade interessante, promove ainda mais o desenvolvimento da criança, proporciona afinidades e fortalece os laços afetivos.O ato de brincar favorece o aprendizado do seu corpo, do ambiente e das pessoas com as quais interage. É também um estímulo e exercício de seus sentidos e capacidades. Abrange diversas ações como observar, manusear, ouvir, cheirar, jogar, pisar, morder, falar, gritar, imitar...Além de um momento de expressão dos sentimentos da criança!Uma boa oportunidade de brincar é durante os cuidados rotineiros realizados pela mãe ou pelo cuidador. Aproveite para conversar, brincar, pegar no colo e cantar para se tornar uma atividade de estímulo e prazer.Qualquer objeto pode ser visto como brinquedo para as crianças. Devemos observar sempre se o brinquedo é seguro e adequado. Dê preferência aos laváveis, resistentes, leves, sem pontas, do tamanho suficiente para não ser engolido, de material atóxico e certificado pelo Inmetro. Respeite a classificação por faixa etária do brinquedo!
Conheça os melhores brinquedos e brincadeiras para cada fase do bebê:
1º e 2º mês: móbiles, bichinhos bem maleáveis (evite pelúcia), mordedores, chocalhos, bolas, fantoches, objetos sonoros, músicas tranqüilas, sorrir, cantar, imitar sons, conversar, chamar pelo nome e passear no carrinho. Os brinquedos devem ser coloridos e colocados à vista do bebê.
3º e 4º mês: além dos acima citados: puxar o bebê pelas mãos para sentar, imitar risadas e espirros, brincar na frente do espelho, diversificar ambientes, brinquedos flutuantes na hora do banho e objetos macios, laváveis e coloridos.
5º e 6º mês: além dos acima citados: tapetes próprios no chão para mover-se com segurança (rolar e arrastar), brinquedos desmontáveis, sentar com apoio, demonstrar e nomear objetos, fotos, alimentos e pessoas.
7º ao 9º mês: além dos acima citados: brincar de "esconde-esconde” e de esconder objetos, ajudá-lo a ficar em pé, repetir palavras simples (mamãe / papai), ensinar bater palma, cantar com gestos e instrumentos musicais (tambor e sinos).
10º ao 12º mês: além dos acima citados: livros com figuras, estimular ficar em pé e andar (com apoio), lápis grande para rabiscar, imitar sons de animais, mostrar expressões faciais, solicitar colaboração durante os cuidados rotineiros (banhos, troca de fraldas...) e brinquedos de encaixar e empilhar.
Adriana RussoEnfermeirae-mail: dri_bibi@hotmail.com
Marcadores:
BRINCADEIRAS BEBÊ
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Que legal essas dicas sobre os brinquedos e brincadeiras ideais para cada fase. Muito útil, Ju!
ResponderExcluirBeijinhos e boa semana!
Dê
Muito boas essa dicas!
ResponderExcluirÀs vezes a gente fica sem saber o que fazer para brincar com eles..rs
Beijos!