Não existia. Mas porque o amaram chegou a ser.
Rainer Maria Rilke.



Minha Família, Minha bênção!!

CONHEÇA UM POUCO MAIS CLIQUE AQUI

domingo, 20 de abril de 2008

BRINQUE COM SEU BEBÊ



Através das brincadeiras podemos estimular e promover o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social da criança. É um meio de comunicação, relacionamento, raciocínio e imaginação. É considerada uma forma divertida e carinhosa de educar. Os pais devem participar, pois torna a atividade interessante, promove ainda mais o desenvolvimento da criança, proporciona afinidades e fortalece os laços afetivos.O ato de brincar favorece o aprendizado do seu corpo, do ambiente e das pessoas com as quais interage. É também um estímulo e exercício de seus sentidos e capacidades. Abrange diversas ações como observar, manusear, ouvir, cheirar, jogar, pisar, morder, falar, gritar, imitar...Além de um momento de expressão dos sentimentos da criança!Uma boa oportunidade de brincar é durante os cuidados rotineiros realizados pela mãe ou pelo cuidador. Aproveite para conversar, brincar, pegar no colo e cantar para se tornar uma atividade de estímulo e prazer.Qualquer objeto pode ser visto como brinquedo para as crianças. Devemos observar sempre se o brinquedo é seguro e adequado. Dê preferência aos laváveis, resistentes, leves, sem pontas, do tamanho suficiente para não ser engolido, de material atóxico e certificado pelo Inmetro. Respeite a classificação por faixa etária do brinquedo!
Conheça os melhores brinquedos e brincadeiras para cada fase do bebê:
1º e 2º mês: móbiles, bichinhos bem maleáveis (evite pelúcia), mordedores, chocalhos, bolas, fantoches, objetos sonoros, músicas tranqüilas, sorrir, cantar, imitar sons, conversar, chamar pelo nome e passear no carrinho. Os brinquedos devem ser coloridos e colocados à vista do bebê.
3º e 4º mês: além dos acima citados: puxar o bebê pelas mãos para sentar, imitar risadas e espirros, brincar na frente do espelho, diversificar ambientes, brinquedos flutuantes na hora do banho e objetos macios, laváveis e coloridos.
5º e 6º mês: além dos acima citados: tapetes próprios no chão para mover-se com segurança (rolar e arrastar), brinquedos desmontáveis, sentar com apoio, demonstrar e nomear objetos, fotos, alimentos e pessoas.
7º ao 9º mês: além dos acima citados: brincar de "esconde-esconde” e de esconder objetos, ajudá-lo a ficar em pé, repetir palavras simples (mamãe / papai), ensinar bater palma, cantar com gestos e instrumentos musicais (tambor e sinos).
10º ao 12º mês: além dos acima citados: livros com figuras, estimular ficar em pé e andar (com apoio), lápis grande para rabiscar, imitar sons de animais, mostrar expressões faciais, solicitar colaboração durante os cuidados rotineiros (banhos, troca de fraldas...) e brinquedos de encaixar e empilhar.
Adriana RussoEnfermeirae-mail: dri_bibi@hotmail.com

2 comentários :

  1. Que legal essas dicas sobre os brinquedos e brincadeiras ideais para cada fase. Muito útil, Ju!

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Muito boas essa dicas!
    Às vezes a gente fica sem saber o que fazer para brincar com eles..rs
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por estar aqui! Que seu dia seja cheio de alegrias e bênçãos! Deixa um recadinho pra mim....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CRESCENDO

Guia Infantil>

QUER CONHECER MAIS?

já tivemos

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo