Não existia. Mas porque o amaram chegou a ser.
Rainer Maria Rilke.



Minha Família, Minha bênção!!

CONHEÇA UM POUCO MAIS CLIQUE AQUI

segunda-feira, 8 de março de 2010

Sobre o desfralde

Embora as atenções de estudos estão bem atentos e voltados para as crianças, nós continuamos ainda no bom senso, enfim, existem sim teorias sobre a retirada de fralda. Sobre deixar a criança molhada pra perceber e se incomodar, outros condenam tal modo de ação porque a criança não tem defesa para tal atitude e isso é prejudicá-la. 
Uns dizem que começar pelos 18 meses, treinando o penico ou vaso e ainda outros dizem melhor esprar o "momento" da criança, maturidade de seu biológico, enfim.... o momentinho chato esse hein.... Confesso está bem confusa, mesmo sendo uma pedagoga, nunca experimentei essa fase e nunca acompanhei uma retirada de fralda.... Sei lá começando a retirada de fralda com o Lipe foi só momentos "frustrantes".
Ele tem feito xixi e cocô na calça, não se incomoda, não liga se faz e não quer ficar no vaso ou penico, logo que senta ele já quer sair.
Quando ele faz xixi na roupa ele fala pra si: Fez xixi, xixi é no vaso, tô triste..... ahhhhh... pudera né baixinho... Estou muito insegura em reação  isso e percebo que talvez não seja o momento mesmo, vou tentar mais um pouquinho enfim... pois além de brasileira eu sou Mãe!!!
: ))

Os pais não devem ter pressa nesse processo. Uma criança que não tem maturidade suficiente para controlar seus esfíncteres (músculos que controlam a saída da urina e fezes) e é forçada a deixar as fraldas, pode ter sérios problemas de incontinência urinária ou de intestino preso. Portanto, não há nada melhor do que dar tempo ao tempo.

A criança precisa ter algumas habilidades para começar ficar sem as fraldas. Ela deve conseguir ficar sentada sozinha de 5 a 10 minutos, andar, falar para conseguir pedir para ir ao banheiro e tirar suas roupas que devem ser de fácil manuseio, como a de elásticos.
Geralmente, uma criança de 2 anos de idade já se encontra pronta para o início da retirada das fraldas. Nunca se esqueça que cada criança tem o seu desenvolvimento e o seu tempo para aquisição de habilidades. Respeite o momento de cada criança.
Tá chegando a hora - Uma dica para reconhecer que já pode começar o treinamento é quando a criança aponta ou comunica que está suja ou que está fazendo xixi ou cocô ou então quando se interessa pelo o que os pais ou irmãos vão fazer no banheiro.
Explique sempre o que acontece no banheiro de forma que a criança possa entender que aquele lugar é o ideal para fazer o xixi e o cocô. Deixar a porta do banheiro aberta faz com que a criança imite os mais velhos e perceba que esse “ritual” é corriqueiro.
Para iniciar o processo, compre um penico de escolha da criança e deixe no lugar em que a criança costuma brincar. A criança deve explorar o penico (não a deixe colocá-lo na cabeça) e ser estimulada a sentar nele com roupa, enquanto os pais explicam para que serve ou brincam com ela.
Quando a criança estiver familiarizada, coloque o penico no banheiro e passe as eliminações da criança da fralda para o penico na presença dela, sempre conversando e explicando o que acontece. Comece a deixar a criança de calcinha ou cueca sentada no penico.
Quando a criança conseguir passar uma grande parte do dia seca já se pode retirar a fralda. Não deixe de oferecer o banheiro ao pequenino várias vezes ao dia. Após o início do controle, ainda leva de 5 a 6 meses para que se efetue. Deve-se adaptar o vaso sanitário para a criança e estimular a utilização assim que estiver fazendo uso efetivo do penico.
Nunca retarde a ida ao banheiro quando a criança pedir. Respeite seus limites e capacidades. A fralda noturna pode ser retirada quando a criança começa a acordar seca. Isso acontece logo depois do controle diurno. As fezes são controladas um pouco mais posteriormente.
Vida sem fralda - Prepara-se para encontrar a cama molhada no começo do treino da retirada das fraldas noturnas. Isso é normal. Entre os dois e cinco anos de idade, a criança não tem total controle esfincteriano e podem ocorrer acidentes. Evite oferecer líquidos antes da hora de dormir e leve a criança ao banheiro antes de deitar ou mesmo durante a noite
Não puna ou castigue a criança por ter fracassado. Essa atitude só atrapalha o aprendizado da criança. Elogie sem exageros quando a criança obter sucesso. Muitas vezes poderá ficar sentada no penico e no vaso sanitário sem fazer nada e assim que sair urinar ou fazer coco na roupa. É normal, o controle esfincteriano está começando. Limpe a criança e faça tudo de modo natural.
Meninos e meninas aprendem primeiramente sentados. Os meninos devem ser estimulados a fazer xixi em pé como o papai depois do controle já adquirido.
Algumas crianças regredirem nesse processo, pois podem querer chamar a atenção. Um motivo bastante comum para a regressão é a chegada de um novo irmãozinho.
Faça desse momento um período de trocas com seu filho. Dê muito amor e carinho. O único trabalho dos pais é criar condições para que o processo de aprendizado seja o mais descontraído possível.

3 comentários :

  1. É difícil este momento né? tambem não sei como encarar. Preferi, por enquanto, dar um tempinho à minha filha, para ela compreender melhor. fico brincando com as bonecas, ensenando que as bonecas querem usar o troninho... vamos tentando,~não é?
    bjs.
    andrea,mamãe da manu
    manias de ser MÃE.blogspot

    ResponderExcluir
  2. Querida, tenha certeza que a hora certa vai chegar... as vezes a teoria atrapalha um pouquinho o andamento da pratica, né?

    aqui eu comecei deixando ele sem nada, quando estava muito calor... depois passamos para a cuequinha, mas sempre perguntando se ele queria fazer xixi. nas primeiras semanas foi bem dificil, agora de vez em quando ele ainda faz na cueca, mas é raro... e a noite ainda uso fralda tb. Ja li que quando tiramos, tem que ser pra valer, mas acho que do jeito q to fazendo estamos indo bem...

    (mas não pense que eu não pensei em desistir, deixar para depois... o começo foi beeem dificil!)

    ResponderExcluir
  3. Oiii, logo iniciarei essa fase tb, minha bebê esta com 9 meses...é complicado né? mas tb acho que quando mais demorar para desfraldar pior é...minhas sobrinhas desfraldaram com quase 3 anos!!! acredita?!
    Ah, a propósito é a primeira vez que visito seu blog
    Parabens pelo filhote lindo
    bjus pra vcs!

    ResponderExcluir

Obrigada por estar aqui! Que seu dia seja cheio de alegrias e bênçãos! Deixa um recadinho pra mim....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CRESCENDO

Guia Infantil>

QUER CONHECER MAIS?

já tivemos

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo