
Nessa aventura de ser mãe, vejo como é bom poder compartilhar e ensinar ao meu filho as coisas boas do mundo.
Tentei colocá-lo para dormir em seu bercinho, sozinho.... dorme a noite toda!!!
Amamentei até seus 11 meses.... hoje ele já mama na mamdeira seus pelo menos 220ml de ninho!!
Tentei deixá-lo brincar livremente no chão para não ficar tão grudadinho na mamãe.... ele brinca e brinca no chão a vontade, não estranha quase ninguém!!!
Tentei incentivá-lo a comer de tudo.... ele não gosta muito de comida não, meio exigente pra comer!!
Enfim, o Lipe é um "bebê" amável, carinhoso, alegre, divertido e muito inteligente!!
Ainda não aprendeu a andar, mas é muito ágil no engatinhar, muito mesmo. Porém acho que ele vai falar antes de andar, pois já pronuncia monossilabicamente, bola, mamãe, mama, acabou, alô, au-au, banana, água!!
Aprendendo a falar desde cedo
"A bola é lalanja". "Cadê meu binquêdo?". Qual pai ou mãe não se derrete de alegria ao ouvir a criança pronunciando algumas palavras com pequenos erros. Alguns chegam até a estimular o filho a falar dessa forma, pois soa bonitinho. Lógico que a pronúncia incompleta de algumas palavras é perfeitamente normal para uma criança entre 1,5 a 4 anos de idade, já que ainda não possui o processo de fala em estágio completo. Entretanto, é recomendado que os pais ensinem o filho a falar corretamente desde o início de vida.
A ausência de estímulos à musculatura oral pode acarretar em problemas de fala no futuro. O distúrbio na fala, caso não seja tratado corretamente, pode inclusive afetar mais tarde na alfabetização da criança.
A fonoaudióloga Jamile Elias Canetto explica que algumas atividades simples e aparentemente sem grande importância são essenciais no desenvolvimento oral do bebê. Expressões faciais como mandar beijinho para as crianças ou mostrar a língua funcionam como bons exercícios.
"A criança deve ser estimulada logo após o nascimento. Faça a seguinte atividade: converse de frente para ela e faça gestos e caretas com a boca. É engraçado que o bebê, inconscientemente, tentará reproduzir o gesto. Ao tentar copiar os movimentos labiais, a criança estará indiretamente praticando um excelente exercício de musculatura oral", informa Jamile Canetto.
Segundo a fonoaudióloga, o processo de aquisição da fala por parte da criança está totalmente ligado à educação exercida pelos pais. Para ela, pai e mãe devem orientar a criança a pronunciar a palavra corretamente, de forma suave, evitando palavras no diminutivo. "Não é interessante que os pais se comuniquem com o filho utilizando diminutivos. Além da criança ter muito mais facilidade em pronunciar 'boneco' do que 'bonequinho', ela terá mais facilidade de nomear e gravar as palavras por serem mais fáceis de falar", explica.
Falando com carinho – A correção da pronuncia não significa reprimir cada erro cometido pelo filho. Ao contrário, os pais devem ser carinhosos e explicativos, ensina a fonoaudióloga. "Se o filho diz que quer beber 'acá' (água), a mãe deve responder: - Você quer água? Vou pegar água pra você". "Com isso, a criança aprende a palavra certa, além de unir figura e palavra".
Mamadeira e chupeta - Personagens famosos do mundo infantil, a mamadeira e a chupeta não são indicadas na aquisição da fala, pois a língua não é estimulada a buscar o alimento, como acontece quando o nenê é amamentado. "Não há o que negar os benefícios gerados pela chupeta e mamadeira em outras situações. Porém, no que se refere ao desenvolvimento da fala, o trabalho de sucção é prejudicado pela presença do bico desses acessórios", define Jamile Canetto.
Audição – Problemas auditivos também influem no desenvolvimento da fala. A criança com algum tipo de inflamação no ouvido, como a otite, por exemplo, costumam apresentar desatenção por não ouvir direito, o que dificulta no processo de aprendizagem das palavras
Parabéns ao lindo e queido Lipe.
ResponderExcluirQue Deus o proteja e guie seus caminhos sempre!!!!!
Vocês estão lindos na foto! Parabéns aos papais também!!!
Beijokas,
Gi
Nossa o tempo passa mesmo, o Lipe está muito lindo, parabéns!!!O Blogtá muito lindo, eis meu link...
ResponderExcluirhttp://mamaenarede.blogspot.com
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”
ResponderExcluirJu essa frase eu ouvi na reunião da Amanda do EMEI e queria muito colocar no blog assim como vc fez, mas não lembrava as palavras exatas. Essa frase é tudo de bom, obrigada por coloca-la!!!Bjs!!!
Parabéns pelo 1º aniversário.
ResponderExcluirMuita saúde e felicidade
Beijinhos para a familia linda!!!
aiii q fofoo....
ResponderExcluirlogo eh o meu q estara completando um aninho...daki 98 dias....exatos.!
rsrsrsrs
beijos flor!