Não existia. Mas porque o amaram chegou a ser.
Rainer Maria Rilke.



Minha Família, Minha bênção!!

CONHEÇA UM POUCO MAIS CLIQUE AQUI

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

FOTO DA SEMANA... 1º ANIVERSÁRIO!!

Nem preciso dizer que o tempo passa depressa demais, puxa foi um ano bem intenso, onde eu vive cada etapacurtindo todos os momentos do meu pequenino que está crescendo.
Nessa aventura de ser mãe, vejo como é bom poder compartilhar e ensinar ao meu filho as coisas boas do mundo.
Tentei colocá-lo para dormir em seu bercinho, sozinho.... dorme a noite toda!!!
Amamentei até seus 11 meses.... hoje ele já mama na mamdeira seus pelo menos 220ml de ninho!!
Tentei deixá-lo brincar livremente no chão para não ficar tão grudadinho na mamãe.... ele brinca e brinca no chão a vontade, não estranha quase ninguém!!!
Tentei incentivá-lo a comer de tudo.... ele não gosta muito de comida não, meio exigente pra comer!!
Enfim, o Lipe é um "bebê" amável, carinhoso, alegre, divertido e muito inteligente!!
Ainda não aprendeu a andar, mas é muito ágil no engatinhar, muito mesmo. Porém acho que ele vai falar antes de andar, pois já pronuncia monossilabicamente, bola, mamãe, mama, acabou, alô, au-au, banana, água!!

Aprendendo a falar desde cedo
"A bola é lalanja". "Cadê meu binquêdo?". Qual pai ou mãe não se derrete de alegria ao ouvir a criança pronunciando algumas palavras com pequenos erros. Alguns chegam até a estimular o filho a falar dessa forma, pois soa bonitinho. Lógico que a pronúncia incompleta de algumas palavras é perfeitamente normal para uma criança entre 1,5 a 4 anos de idade, já que ainda não possui o processo de fala em estágio completo. Entretanto, é recomendado que os pais ensinem o filho a falar corretamente desde o início de vida.
A ausência de estímulos à musculatura oral pode acarretar em problemas de fala no futuro. O distúrbio na fala, caso não seja tratado corretamente, pode inclusive afetar mais tarde na alfabetização da criança.
A fonoaudióloga Jamile Elias Canetto explica que algumas atividades simples e aparentemente sem grande importância são essenciais no desenvolvimento oral do bebê. Expressões faciais como mandar beijinho para as crianças ou mostrar a língua funcionam como bons exercícios.
"A criança deve ser estimulada logo após o nascimento. Faça a seguinte atividade: converse de frente para ela e faça gestos e caretas com a boca. É engraçado que o bebê, inconscientemente, tentará reproduzir o gesto. Ao tentar copiar os movimentos labiais, a criança estará indiretamente praticando um excelente exercício de musculatura oral", informa Jamile Canetto.
Segundo a fonoaudióloga, o processo de aquisição da fala por parte da criança está totalmente ligado à educação exercida pelos pais. Para ela, pai e mãe devem orientar a criança a pronunciar a palavra corretamente, de forma suave, evitando palavras no diminutivo. "Não é interessante que os pais se comuniquem com o filho utilizando diminutivos. Além da criança ter muito mais facilidade em pronunciar 'boneco' do que 'bonequinho', ela terá mais facilidade de nomear e gravar as palavras por serem mais fáceis de falar", explica.

Falando com carinho – A correção da pronuncia não significa reprimir cada erro cometido pelo filho. Ao contrário, os pais devem ser carinhosos e explicativos, ensina a fonoaudióloga. "Se o filho diz que quer beber 'acá' (água), a mãe deve responder: - Você quer água? Vou pegar água pra você". "Com isso, a criança aprende a palavra certa, além de unir figura e palavra".

Mamadeira e chupeta - Personagens famosos do mundo infantil, a mamadeira e a chupeta não são indicadas na aquisição da fala, pois a língua não é estimulada a buscar o alimento, como acontece quando o nenê é amamentado. "Não há o que negar os benefícios gerados pela chupeta e mamadeira em outras situações. Porém, no que se refere ao desenvolvimento da fala, o trabalho de sucção é prejudicado pela presença do bico desses acessórios", define Jamile Canetto.

Audição – Problemas auditivos também influem no desenvolvimento da fala. A criança com algum tipo de inflamação no ouvido, como a otite, por exemplo, costumam apresentar desatenção por não ouvir direito, o que dificulta no processo de aprendizagem das palavras

5 comentários :

  1. Parabéns ao lindo e queido Lipe.
    Que Deus o proteja e guie seus caminhos sempre!!!!!

    Vocês estão lindos na foto! Parabéns aos papais também!!!

    Beijokas,

    Gi

    ResponderExcluir
  2. Nossa o tempo passa mesmo, o Lipe está muito lindo, parabéns!!!O Blogtá muito lindo, eis meu link...

    http://mamaenarede.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. “Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”
    Ju essa frase eu ouvi na reunião da Amanda do EMEI e queria muito colocar no blog assim como vc fez, mas não lembrava as palavras exatas. Essa frase é tudo de bom, obrigada por coloca-la!!!Bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo 1º aniversário.
    Muita saúde e felicidade
    Beijinhos para a familia linda!!!

    ResponderExcluir
  5. aiii q fofoo....
    logo eh o meu q estara completando um aninho...daki 98 dias....exatos.!
    rsrsrsrs
    beijos flor!

    ResponderExcluir

Obrigada por estar aqui! Que seu dia seja cheio de alegrias e bênçãos! Deixa um recadinho pra mim....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CRESCENDO

Guia Infantil>

QUER CONHECER MAIS?

já tivemos

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo