Engatinhar: nesta idade o bebê começa a engatinhar, você poderá ficar no chão com o bebê estimulando que ele engatinhe. Se esconda atrás de uma montanha de almofadas, o bebê sentirá vontade de escalar as almofadas.
Não deixe o bebê sozinho, pois ele pode perder o equilíbrio e se machucar.
Esconder: brinque de esconder, coloque uma toalha em cima da sua cabeça e pergunte: "cadê a mamãe?”, deixe que o bebê descubra a sua cabeça, pode dizer: “achou!”.
Você também pode se esconder atrás da porta, surpreendendo o bebê com delicadeza. Os bebês também gostam de brincar de esconder objetos.
Água: os bebês costumam gostar de brincadeiras com água, encha uma bacia com água (se estiver frio, pode ser água morna) e brinque de encher e esvaziar copinhos. Auxilia na coordenação motora. Esta brincadeira também é interessante na hora do banho.
Quando o bebê for brincar perto da água, segure-o firmemente.
Sons: é interessante o bebê ter alguns brinquedos de instrumentos musicais indicados para a idade, piano e xilofone. O bebê se sente estimulado a criar novos sons.
Auxilia a desenvolver a capacidade auditiva.
Não se preocupe se a coordenação do bebê ainda não é suficiente para tocar os instrumentos.
Utensílios domésticos: os bebês adoram brincar com utensílios de cozinha seguros.
Deixe ele brincar com objetos que não são perigosos.
Lembre-se: ao entregar brinquedos ao seu bebê, tenha certeza que o mesmo é indicado para a faixa de idade em que se encontra o bebê e que possui o selo Imetro. Cuidado com objetos que possuem: cordas, cordões, pontas, produtos químicos / tóxicos e peças pequenas (fáceis de engolir). Os bebês colocam objetos na boca, escolha brinquedos que cumpram padrões de segurança, garantindo que nenhuma peça pequena se solte.
Dra. Camila PaulozziPsicóloga