Um ano parece tão pouco tempo se compararmos a uma vida toda, porém o primeiro ano do meu bebê é muito diante de tantos aprendizados e novidades que ele tem pela frente.
E, eu, como mãe pronta a ajudá-lo nessa linda, dificultosa e prazerosa tarefa de "descobrimento do mundo" quero as vezes parar o tempo, pular etapas ou simplesmente "cortar o casulo" para a borboleta sair mais rápido, porém me esqueço que o rompimento do casulo que faz com que suas asas ganhem forças....
Diante das aflições cotidianas, será que ele come o suficiente
Será que pode pegar mamadeira?
Será que vai demorar para sentar?
Agora estou na etapa:
Quando ele vai engatinhar?
"Para conseguir engatinhar, o bebê precisa antes:aprender a sustentar a cabeça;
levar a mão à boca,unir as mãos e as pernas na frente do corpo;
expandir os movimentos, em vez de deixar braços e pernas sempre dobrados como fazem os recém-nascidos;
erguer a cabeça e tentar se apoiar nos antebraços quando você o coloca de bruços;
arrastar-se na cama ou no trocador ao ficar com a barriga para baixo,movimentando as pernas como se estivesse nadando;
virar-se sozinho, girar em círculos e sentar-se sem apoio.
O sapeca já fica de bruços, rola de um lado para o outro, já escorrega. Mas o que ele gosta mesmo é de ficar sentado, faz com graça... a visão de mundo é melhor sentado do que de bruços, porém se o deixo sentado a etapa de sair do lugar e se locomover fica mais demorada.... Ele não sabe disso....(risos)
Minha tarefa ainda é incetivá-lo a ficar de bruços e caminhar ou melhor rastejar para o engatinhar. Sei que cada bebê tem seu tempo, e meu Lipe completou seus 7 meses a pouco. Porém estou atenta ao dia do acontecimento e me preparando para as travessuras vindouras a este fato!!
"Continua...."